Clube
STJD marca julgamento de recurso do Corisabbá para o dia 27 de abril
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) publicou edital com os processos incluídos na pauta do julgamento da próxima quinta-feira. Entre estes está o recurso impetrado pelo Corisabbá, que quer anular as punições de multa e perda de três pontos por suposta escalação irregular de atletas no Campeonato Piauiense.
O processo tem relatoria do auditor Paulo Sérgio Feuz, que anteriormente concedeu liminar ao clube de Floriano, suspendendo a aplicação da multa e a homologação do resultado final do Campeonato Piauiense até que o caso fosse julgado em última instância.
No recurso, o Corisabbá pediu liminarmente, ou seja, de forma antecipada, o efeito suspensivo sobre as punições aplicadas na comissão disciplinar do TJD-PI, que eram a multa de R$ 1 mil e a perda de três pontos na tabela de classificação; e também a suspensão da disputa do Campeonato Piauiense até que a questão fosse esgotada nas vias judiciais.
O auditor concedeu o efeito suspensivo parcial, referindo-se apenas à aplicação da multa, não devolvendo ao clube os pontos perdidos na primeira instância de início. Além disso, também negou a suspensão do campeonato, mas, analisando as possíveis repercussões do resultado do julgamento na tabela, proibiu a Federação de homologar o campeonato, distribuir premiações e medalhas e de proclamar o campeão até o julgamento do recurso.
Posteriormente, o mesmo auditor reformou parcialmente a decisão, permitindo que a Federação de Futebol do Piauí (FFP) declarasse o campeão estadual, que não seria afetado pelo julgamento. No entanto, foi mantida a proibição da homologação do resultado final, uma vez que, caso o recurso do Corisabbá seja deferido, a posição final do clube na tabela será alterado.
Relembre o caso
A procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) apresentou denúncia contra o Corisabbá por escalação irregular dos jogadores Wellerson (Uberaba) e Márcio Adriano quando a equipe enfrentou o Comercial-PI, pela 12ª rodada do Campeonato Piauiense. A denúncia aconteceu após recebimento de ofício da Federação de Futebol do Piauí (FFP).
No entendimento dos auditores do tribunal e de acordo com o regulamento da competição, os atletas deveriam ter cumprido a suspensão na partida, devido terem sido expulsos na partida anterior, contra o Fluminense-PI e válida pela 9ª rodada do estadual.
O entendimento do Cori foi que a suspensão dos jogadores foi cumprida na 10ª rodada do torneio, contra o Ferroviário-PI, no W.O.. A partida, no entanto, consta na tabela no dia 18 de fevereiro, portanto antes do jogo contra o Fluminense-PI, realizado no dia 25 de fevereiro.
O Corisabbá foi punido pela comissão disciplinar do TJD-PI e perdeu três pontos na disputa do Campeonato Piauiense, além de sofrer multa de R$ 1000. O julgamento foi realizado em sessão virtual no dia 14 de março. O clube foi declarado culpado pela Justiça, por 4 votos a 2.
Com a queda do Comercial-PI, que ficou com 12 pontos após perder três pontos no TJD-PI, o Corisabbá escapou do rebaixamento e ficou com a sexta colocação, com 13 pontos conquistados. Caso consiga reaver a pontuação perdida, o Cori vai ficar na quinta colocação e vai ultrapassar o 4 de Julho por conta do saldo de gols maior.
Esta matéria foi publicada originalmente no portal Ge Piauí
Fonte: ge Piauí